jan 27

Prefeitura amplia ações de combate a febre amarela

“16 equipes de vacinação, 3 equipes da força nacional, FUNASA em um total de mais 70 pessoas compõe a força tarefa montada pela prefeitura no combate a Febre Amarela.”

Desde o dia 06/01/2017 o município de Novo Cruzeiro vem enfrentando uma epidemia de febre amarela. Os primeiros casos que chegaram vinham de ladainha, município vizinho ao nosso em que parte dessa população da divisa consulta em Novo Cruzeiro. A partir daí começaram a surgir os casos de Epizootia (relatos de macacos mortos ou doentes) em pontos isolados do município de Novo Cruzeiro e começaram a chegar casos suspeitos oriundos do município. Desde então enfrentamos uma epidemia de febre amarela silvestre em Novo Cruzeiro com várias localidades com Epizootia.

Enfrentamos com grande dificuldade essa epidemia, uma vez que a administração atual tomou posse em 01/01/2017 e encontrou a prefeitura sucateada, sem veículos e ambulâncias em péssimo estado de conservação, com as contas bancárias zeradas e atoladas em dívidas.

Vacinação Casa a Casa Zona Rural

A partir do dia 10/01/2017 iniciamos a vacinação  de bloqueio (casa a casa) nas divisas com Ladainha e Setubinha e à medida que a epidemia foi se alastrando,o bloqueio foi estendido para todo o município. A partir do dia 16/01/2017,contratamos cerca de 12(doze)profissionais de enfermagem para conseguirmos junto com todo o efetivo do município, montar 16(dezesseis)equipes de vacinação para o bloqueio. Vacinamos ate o dia de hoje (27/01/2017)  cerca de 13.000 (treze mil) pessoas. Para realizar esse bloqueio, o município teve que alugar 11(onze)  Automóveis.  A pedido do  prefeito Milton Coelho de Oliveira, com seu empenho e preocupação em meio ao surto, a superintendência regional de saúde de Teófilo Otoni enviou para o município uma equipe da Força Nacional de Saúde desde o dia 23/01/2017, segunda feira, formada por, 02(dois) médicos,05(cinco) enfermeiras,01(uma) coordenadora,e 01(uma) biomédica,que permanecerão no município por aproximadamente 20(vinte )dias, fazendo acompanhamento no Hospital e na Secretaria de Saúde, em casos suspeitos de febre amarela.

Reunião diária das equipes de saúde

Essa equipe juntamente aos coordenadores de saúde do município se reúnem todos os dias pela manhã para discutirem,trocar informações sobre a situação e o trabalho que esta sendo executado no município e região.

A FUNASA está desde o início da epidemia fazendo o bloqueio vetorial em todas as localidades, porém nosso município tem 1.400 (hum mil e quatrocentos) km de extensão territorial para tal ação.  No dia contratamos 03(três) veículos de aluguel e contamos com 03(três)carros de UBV da superintendência regional de saúde de Teófilo Otoni,que já realizaram o trabalho por toda zona urbana 02(duas)vezes, e por toda zona rural nos locais de difícil acesso está sendo ainda realizado o trabalho manual de casa em casa por funcionários da FUNASA do município de Novo Cruzeiro, liderado pelo diretor responsável pela UBV de Montes Claros Jorge Lúcio Soares,em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Cruzeiro.

Link permanente para este artigo: http://novocruzeiro.mg.gov.br/index.php/2017/01/27/prefeitura-amplia-acoes-de-combate-a-febre-amarela/