.

ROTA TURÍSTICA DA CACHAÇA

Rota da Cachaça – Novo Cruzeiro/MG

Novo Cruzeiro é conhecida pela fama de suas cachaças, e pelo festival anual que anima a cidade e a região sempre no mês de setembro. Por isso a Rota da Cachaça oferece um caminho alternativo, com o desafio de pedalar em altimetrias maiores e fazer algumas paradas pelas cachaçarias do interior do município contemplando a paisagem incrível da Pedra Formosa, que impressiona pela beleza e imponência.

Link com o Mapa: https://strava.app.link/dyp8IoOZtn

Café da manhã  –  Pastelaria Central

No centro da cidade de Novo Cruzeiro está localizada a pastelaria que é amiga do ciclista. Não por menos: o proprietário é apaixonado por pedalar, por isso ele criou o Café do Ciclista – uma refeição especial pensada para quem vai encarar a Rota da Cachaça.
Endereço: R. Davi Mussi, 35 – CENTRO, Novo Cruzeiro – MG, 39820-000
Telefone:  (33) 98845-7373

Pedra Formosa

Localizada no povoado do Ribeirão da Pedra, a 28 km do Centro cidade, a Pedra Formosa possui uma das mais conhecidas trilhas de montanhismo da região, considerada de nível leve, já que não exige muito preparo físico é passeio é indicado para aqueles que estão começando a praticar esse tipo de atividade. Mas se você não costuma praticar esportes, essa bela formação rochosa também possui um visual incrível, ideal para apreciar todo o conjunto da paisagem ao redor e fazer lindas fotos.

Cachaça Formosinha

O alambique artesanal é emoldurado pela paisagem da Pedra Formosa, que inspira o nome da marca. Oferece a experiência de uma visita guiada pelo proprietário para conhecer como é produzida a cachaça, com uma degustação ao final do tour.
A degustação acompanha alguns produtos locais, como o queijo minas artesanal e embutidos.
Localização: Fazenda Ribeirão da Pedra, Área Rural, Novo Cruzeiro – MG, 39820-000
Telefones: (19)98899-2581 ou (33) 98849-0190.

Cachaça Boralina

Visitar a Boralina é como fazer um passeio pela história da cachaça. Desde 1850 a Fazenda Borá produz cachaça artesanalmente, com elevado padrão de qualidade e muita dedicação, o que a tornou conhecida também fora do Brasil.
Na visita você vai conhecer o patrimônio histórico da Fazenda, que ainda preserva as construções antigas desde o primeiro moinho, o casarão da família e as dornas centenárias. Mas a experiência não para por aí: o novo alambique merece toda atenção, especialmente pelas inovações que fazem a produção da cachaça acontecer com o menor impacto possível ao meio ambiente. O tour encerra com uma degustação especial na loja da marca.
Localização: Fazenda Borá, Área Rural, Novo Cruzeiro – MG, 39820-000

Cachaça Nova Fonte

O alambique artesanal da cachaça Nova Fonte, localizada no Distrito de Queixada, oferece a experiência de uma visita guiada pelo proprietário para conhecer como é produzida a cachaça, com uma degustação ao final do tour.
O atendimento requer reserva antecipada.
Localização: Distrito de Queixada, Área Rural, Novo Cruzeiro – MG, 39820-000

Distrito de Queixada
Tour Cultural Estrada de Ferro Bahia Minas

Um lugar bucólico que convida a voltar no tempo da Estrada de Ferro Bahia Minas, que por ali deixou saudades, e se mantem viva na memória dos moradores através do patrimônio ainda preservado.

O conjunto histórico da E.F.B.M (Estrada de Ferro Bahia Minas) cria o cenário da região central da comunidade, e pode ser visitado. A estação, o Museu – que era a Casa do Maquinista, e a antiga Caixa D’água formam o cenário ideal para belas fotos.

Repentistas de Queixada

Além do passeio histórico, é possível agendar uma apresentação cultural pelo grupo de mulheres repentistas da comunidade. Com as tradicionais cantigas de roda, elas criam letras que contam o quotidiano e envolvem os visitantes em suas músicas, sempre com a participação especial de algum dos sanfoneiros do município.
Para agendar a apresentação do grupo e a visita ao Museu faça contato antecipado com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Novo Cruzeiro.<

Telefone: (33) 9 9952-2314 (Pensão da Luíza).

Almoço ou Café na Pensão da Luíza

Dona Luíza é uma senhora muito simpática que acolhe os visitantes em sua casa como amigos. A sua pensão oferece hospedagem simples, e também refeições com o cardápio caseiro de Minas Gerais para almoços e cafés, tudo feito por ela com muito carinho e capricho.

Maiores informações :

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer de Novo Cruzeiro

Telefone: (33) 3533 1200   –  (33) 99808-8945
E-mail: educacaonc@hotmail.com